fbpx
Skip links

3 vantagens do desenvolvimento do software à medida

Já pensou que algumas tarefas de rotina da sua empresa ocupam parte do dia de trabalho da sua equipa e que facilmente poderão ser substituídas pelo desenvolvimento de um software à medida?

Com a automatização e digitalização de alguns dos processos de trabalho a sua equipa ficaria assim com mais tempo para se focar na dinamização do negócio. Mais do que uma ferramenta digital o software seria um elemento de apoio que estaria sempre atento e não cometia erros, que agilizaria as tarefas mais aborrecidas, que teria uma resposta sempre pronta e não fazia pausas para o café!

Mas afinal o que é o software à medida?

O software à medida ou personalizado é idealizado e programado de acordo com os requisitos e necessidades de cada cliente. Afinal, todos nós somos diferentes e, nesse sentido, cada software tem o propósito de corresponder às expetativas únicas e singulares de cada empresa.

Mas não nos podemos esquecer que o desenvolvimento de um software à medida envolve uma grande partilha de conhecimento de duas equipas. Por um lado, o cliente que é quem melhor conhece o seu modelo de negócio e as necessidades a colmatar. Por outro lado, a equipa de desenvolvimento que tem por missão interpretar e executar o projeto. Estas soluções poderão funcionar de forma independente ou integradas com outros softwares complementando as necessidades sentidas pela empresa atualizando diferentes sistemas.

E o software standard?

Em contraste, o software standard tem características gerais com inúmeras funcionalidades tornando-se confuso porque tenta dar resposta ao maior número de necessidades das empresas. Certamente que jamais se poderá ajustar a todas. Em regra, este software tem um custo mais baixo, no entanto os desenvolvimentos de soluções alternativas com determinadas especificações técnicas particulares requerem um tempo de desenvolvimento bastante maior. Nesse sentido, pode acarretar como consequência a perda de produtividade, acabando por ficar mais dispendioso para a empresa do que uma solução personalizada.

Quais as principais vantagens de desenvolver à medida?

O software à medida é uma solução personalizada e única, o que significa que os concorrentes não terão o mesmo sistema. Os utilizadores terão acesso apenas ao interface e informação estritamente necessário para o seu trabalho o que resulta numa maior eficiência e produtividade. Para além disso, o software personalizado automatiza tarefas repetitivas, agiliza processos e melhora o fluxo de trabalho. Por outro lado, existe, também, um maior controlo da informação a que acedem.

1. Maior flexibilidade

As empresas precisam de flexibilidade para responder às soluções de mercado permanentemente em evolução. O software personalizado garante essa flexibilidade e permite que as empresas se mantenham competitivas abordando novas áreas de negócio.

2. Suporte técnico

As soluções de software personalizadas requerem em regra menor suporte técnico, os upgrades e as atualizações serão realizadas à medida que é necessário, tendo maior controlo sobre como e quando a solução de software precisa ser alterada.

3. Segurança

Os hackers têm normalmente como alvo o software de mercado de massa devido ao elevado número de utilizadores que podem atingir. Com uma solução de software desenvolvido à medida, os hackers teriam que fazer um ataque bem direcionado. O software personalizado pela sua natureza tem menos pessoas a aceder pelo que há menos oportunidades de violações de segurança. Além disso, no software desenvolvido à medida é possível criar regras de segurança específicas.

Já começa a desenhar algumas ideias? Venha tomar um café (ou chá) connosco!

Marque o dia para conversarmos! Buzine!

vamos conversar!