Olá Olá! Antes de começarmos e se está a precisar de gerir melhor o seu tempo no trabalho, dê uma espreita ao nosso artigo e saiba como o software pode ser o seu melhor amigo.
Todos sabemos que com o início do novo ano, acumulam-se as tarefas, acresce o trabalho e o tempo parece ser cada vez mais escasso.
É necessário recuperar o tempo passado nas férias (e bem passado), relembrar o que estava a ser feito e reunir forças para iniciar novos projetos. Para que tudo isto seja um bocadinho mais fácil de gerir, partilhamos consigo algumas dicas para organizar melhor o seu tempo no trabalho.
6 dias para Gerir o seu Tempo
1. Defina prioridades
Em primeiro lugar, questione-se sobre o que é importante e o que é urgente – são duas coisas distintas. É importante tudo aquilo que contribui para os resultados que quer alcançar. Os assuntos urgentes, são aqueles que têm um prazo limite próximo (por vezes até ultrapassado). Seja crítico. Nem sempre o que tem um prazo próximo é o que mais contribui para os meus resultados; nem sempre o que contribui para os resultados é urgente.
2. Estabeleça tarefas conforme os seus objetivos
Esta dica funciona tanto para o contexto profissional como pessoal.
Para atingir um objetivo é necessário uma série de tarefas e ações. Nesse sentido, defina-as claramente e organize-as cronologicamente.
3. Delegue
Não concentre todas as tarefas em si. Trabalhe em equipa e delegue tarefas para obter um resultado mais eficiente. Por vezes, a sobrecarga de trabalho pode prejudicar a qualidade dos seus resultados.
4. Não procrastine
Não deixe para amanhã o que pode fazer agora! Acumular tarefas pode influenciar negativamente a sua saúde e qualidade de vida a longo prazo. Para que isso não aconteça deverá:
- a) não aceitar tarefas que não sente segurança em realizar;
- b) quando executar uma tarefa muito complexa, faça a sua divisão em pequenas tarefas, organizando as mesmas cronologicamente, de modo a conseguir concluí-la no tempo esperado.
5. Organize o seu espaço (e tempo)
Às vezes, o problema não está na falta de tempo, mas no caos que nos rodeia.
Se o ambiente que o rodeia for de desarrumação e desordem, dificilmente conseguirá gerir o seu tempo no trabalho. Isto aplica-se não só ao espaço físico como também ao digital: o seu ambiente de trabalho.
Se é daquelas pessoas que acumula tonelada de documentos em cima da secretária, comece por diariamente, ao final do dia de trabalho, deixar a sua secretária organizada para o dia seguinte. O impacto que terá quando chegar na manhã seguinte para trabalhar será muito mais positivo e motivador do que uma pilha de papéis. Por outro lado, se é daquelas pessoas que tem dezenas de ficheiros no seu ambiente de trabalho, há um software que o pode ajudar a centralizar a informação e, por conseguinte, a gerir melhor o seu tempo.
6 (Extra). Adquira um CRM
Com certeza já se sentiu assoberbado com todas as coisas que precisa de se lembrar. Há alturas em que o trabalho é muito e só conseguimos reter a informação que a nossa cabeça nos permite, e é aí que entra o CRM.
Este software totalmente personalizado consegue armazenar todos os dados relativos aos seus clientes e negócios, bem como permite a sua consulta sempre que for necessário. Para além disso disponibiliza uma agenda que lhe apoia na organização do seu dia com a definição de lembretes para as tarefas que, definitivamente, não se pode esquecer! Quem diria que uma ferramenta tão simples poderia libertá-lo para fazer aquilo que mais gosta. E que melhor forma de gerir o tempo que com um software à sua medida.
Em síntes, a Buzina pode desenvolver consigo um CRM completamente customizado e adaptado às suas necessidades, tornando-se uma oferta única no mercado. Para ficar a saber mais sobre esta ferramenta essencial de trabalho, poderá consultar o nosso último artigo publicado, “CRM, o Software que irá revolucionar a sua Empresa!”, ou o separador dedicado ao nosso produto, o bCRM, na nossa página web.
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