fbpx

Skip links

6 Dicas para Gerir o tempo no Trabalho

Todos sabemos que com o início do novo ano, acumulam-se as tarefas, acresce o trabalho e o tempo parece ser cada vez mais escasso.

É necessário recuperar o tempo passado nas férias (e bem passado), relembrar o que estava a ser feito e reunir forças para iniciar novos projetos.

Para que tudo isto seja um bocadinho mais fácil de gerir, partilhamos consigo 5 dicas para organizar melhor o seu tempo no trabalho:

 

  1. Defina prioridades

Questione-se sobre o que é importante e o que é urgente – são duas coisas distintas. É importante tudo aquilo que contribui para os resultados que quer alcançar. Os assuntos urgentes, são aqueles que têm um prazo limite próximo (por vezes até ultrapassado). Seja crítico. Nem sempre o que tem um prazo próximo é o que mais contribui para os meus resultados; nem sempre o que contribui para os resultados é urgente.

 

  1. Estabeleça tarefas conforme os seus objetivos

Esta dica funciona tanto para o contexto profissional como pessoal.

Para atingir um objetivo é necessário uma série de tarefas e ações. Estas devem ser definidas e organizadas cronologicamente.

 

  1. Delegue

Não concentre todas as tarefas em si. Trabalhe em equipa e delegue tarefas para obter um resultado mais eficiente. Por vezes, a sobrecarga de trabalho pode prejudicar a qualidade dos seus resultados.

 

  1. Não procrastine

Não deixe para amanhã o que pode fazer agora! Acumular tarefas pode influenciar negativamente a sua saúde e qualidade de vida a longo prazo. Para que isso não aconteça deverá: a) não aceitar tarefas que não sente segurança em realizar; b) quando executar uma tarefa muito complexa, faça a sua divisão em pequenas tarefas, organizando as mesmas cronologicamente, de modo a conseguir concluí-la no tempo esperado.

 

  1. Organize o seu espaço

Às vezes, o problema não está na falta de tempo, mas no caos que nos rodeia. Se o ambiente que o rodeia for de desarrumação e desordem, dificilmente conseguirá gerir o trabalho. Isto aplica-se não só ao espaço físico como também ao digital: seu ambiente de trabalho. Se é daquelas pessoas que acumula tonelada de documentos em cima da secretária, comece por diariamente, ao final do dia de trabalho, deixar a sua secretária organizada para o dia seguinte. O impacto que terá quando chegar na manhã seguinte para trabalhar será muito mais positivo e motivador do que uma pilha de papéis.

 

  1. Adquira um CRM

Com certeza já se sentiu assoberbado com todas as coisas que precisa de se lembrar.

Há alturas em que o trabalho é muito e só conseguimos reter a informação que a nossa cabeça nos permite, e é aí que entra o CRM.

 

O CRM consegue armazenar todos os dados relativos aos seus clientes e negócios, bem como permite a sua consulta sempre que for necessário. Para além disso disponibiliza uma agenda que lhe apoia na organização do seu dia com a definição de lembretes para as tarefas que, definitivamente, não se pode esquecer!

 

A Buzina apresenta um CRM criado à sua medida, adaptado às suas necessidades, tornando-se uma oferta única no mercado. Para ficar a saber mais sobre esta ferramenta essencial de trabalho, poderá consultar o nosso último artigo publicado, “CRM, o Software que irá revolucionar a sua Empresa!”, ou o separador software na nossa página web.

 

Facilite o seu dia-a-dia, ganhe tempo e beba um café!