fbpx
Skip links

A importância dos testes no software web personalizado

Olá, olá! Se está a pensar adquirir um software web à sua medida deverá ter em mente que os testes finais são uma fase de vital importância no processo de desenvolvimento da solução. Sobretudo porque esta fase irá ser determinante e decisiva para o sucesso que pretende atingir com o seu negócio.

É essencial e fundamental prever uma fase de testes no desenvolvimento de qualquer software de modo a otimizar a relação custo-benefício. Esta fase irá permitir, também, a correção de bugs e potenciais problemas o que só trará vantagens económicas a médio e longo prazo.

A importância de assegurar a credibilidade do software com o funcionamento a 100% tem como resultado custos de manutenção mais baixos no futuro. E despender pouco dinheiro, em boa verdade, é o que todas as empresas procuram!

Teste da base de dados

O teste da base de dados é uma parte crítica de qualquer software web e deve ser testada exaustivamente, pelo que deverão ser confirmados os seguintes pontos:

  • Erros apresentados durante a execução das consultas à base de dados;
  • Manutenção da integridade dos dados durante a criação, atualização ou exclusão na base de dados;
  • Tempo de resposta aos pedidos realizados à base de dados e proceder aos devidos ajustes;
  • Dados de teste recuperados na base de dados e a sua apresentação com precisão no software web.

Teste de compatibilidade

Os testes de compatibilidade deverão, por outro lado, assegurar que o software web é apresentado corretamente nos diferentes dispositivos, incluindo os dispositivos móveis, os diversos navegadores. Em suma, verificar se a autenticação funciona corretamente.

Certamente que já se deve ter apercebido que alguns elementos da web se alteram conforme o sistema operacional. Nesse sentido devemos sempre confirmar que o software funciona em pleno para as várias combinações de sistemas operacionais.  Desde Windows, Linux e Mac, bem como nos navegadores como por exemplo o Firefox, Internet Explorer, Safari, Chrome entre outros.

Teste de desempenho

Este teste pretende assegurar que o software funciona bem quando sujeito a todas as cargas com diversas atividades em simultâneo. Da mesma forma que os testes anteriores, deverão ser analisados os seguintes pontos:

  • Tempos de resposta do software em diferentes velocidades de ligação web;
  • Teste de carga do software web para determinar o seu comportamento sob cargas normais e de pico;
  • Teste de stress para determinar o ponto de interrupção quando for sujeito para além das cargas normais nos horários de pico;
  • Potenciais falhas devido ao pico de carga e como recupera desta situação;

Por último, devemos assegurar que foram implementadas as técnicas de otimização como por exemplo a compressão de imagens ou ficheiros. E confirmar, também, que o navegador e a cache do servidor estejam ativadas para reduzir o tempo de carregamento.

Teste de segurança

Por sua vez, o teste de segurança é vital para garantir o bom funcionamento do software. O acesso não autorizado a algumas informações não deve ser permitido e as sessões de verificação deverão ser eliminadas automaticamente após inatividade prolongada do utilizador.

Para além disso, devemos confirmar se está a ser utilizado o certificado SSL (Secure Socket Layer) e se o software está a redirecionar para páginas SSL criptografadas.

Teste de Cumprimento de WCAG

Validar se os conteúdos ou o software seguem os requisitos do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) ou da acessibilidade aos sítios web reveste-se de particular importância.

No Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, a definição de acessibilidade refere-se a técnicas e princípios que deverão ser observados na conceção de sítios ou aplicações web. O objetivo é tornar os seus conteúdos mais acessíveis aos utilizadores, em especial a pessoas com deficiência.

Algumas ferramentas para validação estão disponíveis no site https://www.acessibilidade.gov.pt/

Para conhecer os outros testes de software web não se esqueça de ler o nosso artigo: “Software web: saiba quais os requisitos obrigatórios”

Mas, se entretanto quiser continuar a conversar connosco? Buzine!

vamos conversar!