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Algumas ferramentas de Marketing Digital

Olá de novo!

Setembro é um mês de regresso às aulas, ao trabalho, aos negócios!
E nós regressamos, também, com a continuação do artigo anterior: (Quase) tudo o que precisa de saber sobre Marketing Digital.

Como outras formas complementares de poder operar no âmbito digital do marketing, destacam-se o content marketing, e-mail marketing e ainda o mobile marketing.
Relativamente ao e-mail marketing, é possível, através do envio de newsletters direcionado para o segmento de atuação da empresa, gerar não só mais tráfego para a plataforma da empresa como também despertar a atenção de potenciais novos clientes, através de e-mails apelativos e personalizados, existindo à posteriori a possibilidade de fidelização destes clientes.
Por sua vez, o content marketing, ou por outras palavras a criação de conteúdos, demonstra a preocupação com o cliente bem como a transmissão de segurança com os conhecimentos partilhados.
Os conteúdos desenvolvidos poderão versar a inovação nas características técnicas dos produtos, investigação realizada nos setores de atuação, promoção de marcas, dicas e conselhos úteis, entre outros. Sugere-se que, para dinamizar o seu website ou loja online, possam ser enviados através de newsletter, publicados nas redes sociais Facebook ou LinkedIn, ou ainda, no separador de “Notícias” ou no “Blog” da plataforma os conteúdos pretendidos.

Em relação ao mobile marketing poderá apresentar-se, também como uma solução a curto/médio prazo. Esta ferramenta consiste, basicamente, numa aproximação da empresa ao seu cliente via dispositivos móveis de acesso à internet, como os smartphones ou os tablets. Consiste em ações cujo objetivo se volta à divulgação de produtos, serviços e marcas, podendo ainda ser utilizadas para construção de uma imagem positiva, reforço de reputação ou notoriedade. Os consumidores atuais estão ligados aos dispositivos móveis quase 24 horas por dia. Para ilustrar o cenário, um estudo referido pela BrightEdge refere que 51% dos inquiridos utilizam dispositivos móveis para descobrir novas marcas e produtos. A comScore reforça o cenário indicando que os utilizadores gastam, em média, 69% do tempo livre com os seus smartphones e, de acordo com os dados do Google, mais de 40% das transações online são feitas agora em dispositivos móveis. A sua empresa poderá equacionar a possibilidade de estreitar a relação com o cliente através de SMS e/ou WhatsApp para lembrar sobre datas de pagamento, informar lançamentos de produtos, enviar promoções e cupões exclusivos, entre outras possibilidades. É de ressalvar que se deve, em primeiro lugar, certificar-se de que os contactos tenham dado a permissão para receber mensagens (cumprindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados) caso contrário a ação poderá ter um efeito contraproducente.

É imprescindível que a plataforma e a estratégia de marketing digital estejam, igualmente, em sintonia. A utilização do Google Analytics, no website ou plataforma de e-commerce, irá permitir a análise estatística para que se possa aferir quem os visita, em que dias e horários, de que região do país, quais as páginas mais visitadas, entre outros. Com essa análise podem ser articuladas diversas estratégias de marketing direcionadas ao segmento de mercado alvo (por horas, regiões, países) e otimizar as páginas mais visitadas (torná-las mais apelativas e funcionais de modo a potenciar a compra). Por outro lado, é fundamental ter no website o sitemap para posicionamento em SEO. O Sitemap ou mapa do site é, basicamente, uma lista com todas as páginas (URL) do site. Funciona como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robot de busca, ou o utilizador, a navegar e encontrar páginas do site. Com o sitemap em html ou xml, o Googlebot conseguirá facilmente encontrar as páginas, seguindo os links. Sugere-se que se trabalhem os textos âncora nos links, (ou seja, o “texto clicável” do link), listar as páginas que gostaríamos de ter presentes nos resultados de busca e submeter imagens e vídeos.

Esperamos que tenha gostado e ficamos à sua espera para uma visita para continuarmos a conversa!

Até lá, bons negócios!

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