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Algumas ferramentas de Marketing Digital

Olá de novo! Setembro é um mês de regresso às aulas, ao trabalho, aos negócios! Nesse sentido, gostaríamos de facilitar o regresso com algumas ferramentas a desenvolver no Marketing Digital!

Antes de mais nada, para dinamizar o seu negócio no âmbito digital, existem algumas ferramentas que pode desenvolver: o content marketing, e-mail marketing e ainda o mobile marketing. Para além disso, ainda lhe falamos um pouco sobre como medir as métricas e como indicar ao robot da Google o que procurar no seu website ou loja online.

Content Marketing

Em primeiro lugar vamos falar-lhe sobre o content marketing, Por outras palavras a criação de conteúdos, demonstra a preocupação com o cliente bem como a transmissão de segurança com os conhecimentos partilhados.

Os conteúdos desenvolvidos poderão versar a inovação das características técnicas dos produtos ou a investigação realizada nos setores de atividade. Também poderão estar direcionados para a promoção da marca, dicas e conselhos úteis, entre outros. Sugere-se que, para dinamizar o seu website ou loja online, possam ser enviados através de newsletter, publicados nas redes sociais Facebook ou LinkedIn, ou ainda, colocá-los no separador de “Notícias” ou no “Blog”.

E-mail marketing

Nesse sentido surge então o e-mail marketing como forma de partilha desse mesmo conteúdo. Na realidade, poderá gerar não só mais tráfego para a plataforma da empresa como também despertar a atenção de potenciais clientes. Através da utilização de e-mails apelativos e personalizados, com conteúdo relevante para o seu público pode iniciar ou consolidar a fidelização dos seus clientes.

Ferramentas Marketing Digital

Mobile Marketing

Em relação ao mobile marketing poderá apresentar-se, também como uma solução a curto/médio prazo. Esta ferramenta consiste, basicamente, numa aproximação da empresa ao seu cliente via dispositivos móveis de acesso à internet, como os smartphones ou os tablets.

Consiste em ações cujo objetivo se volta à divulgação de produtos, serviços e marcas, podendo ainda ser utilizadas para construção de uma imagem positiva, reforço de reputação ou notoriedade.

Inegavelmente, os consumidores atuais estão ligados aos dispositivos móveis quase 24 horas por dia. Para ilustrar o cenário, um estudo referido pela BrightEdge refere que 51% dos inquiridos utilizam dispositivos móveis para descobrir novas marcas e produtos. Por outro ado, a comScore reforça o cenário indicando que os utilizadores gastam, em média, 69% do tempo livre com os seus smartphones.  E, por último, de acordo com os dados do Google, mais de 40% das transações online são feitas agora em dispositivos móveis.

A sua empresa poderá equacionar a possibilidade de estreitar a relação com o cliente através de SMS e/ou WhatsApp para recordar datas de pagamento, informar lançamentos de produtos, enviar promoções e cupões exclusivos, entre outras possibilidades. É de ressalvar que se deve, em primeiro lugar, certificar-se de que os contactos tenham dado a permissão para receber mensagens (cumprindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados) caso contrário a ação poderá ter um efeito contraproducente.

Ferramentas Marketing Digital

Google Analytics

É imprescindível que a plataforma e a estratégia de marketing digital estejam, igualmente, em sintonia. A utilização do Google Analytics, no website ou plataforma de e-commerce, irá permitir a análise estatística para que se possa aferir quem os visita, em que dias e horários, de que região do país, quais as páginas mais visitadas, entre outros.

Com essa análise podem ser articuladas diversas estratégias de marketing direcionadas ao segmento de mercado alvo (por horas, regiões, países) e otimizar as páginas mais visitadas (torná-las mais apelativas e funcionais de modo a potenciar a compra). Por outro lado, é fundamental ter no website o sitemap para posicionamento em SEO.

Sitemap

O Sitemap ou mapa do site é, basicamente, uma lista com todas as páginas (URL) do site. Funciona como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robot de busca, ou o utilizador, a navegar e encontrar páginas do site. Com o sitemap em html ou xml, o Googlebot conseguirá facilmente encontrar as páginas, seguindo os links. Sugere-se que se trabalhem os textos âncora nos links, (ou seja, o “texto clicável” do link), listar as páginas que gostaríamos de ter presentes nos resultados de busca e submeter imagens e vídeos.

Caso queira ler um pouco mais sobre outras ferramentas aproveite para ler o artigo anterior: (Quase) tudo o que precisa de saber sobre Marketing Digital.

Esperamos que tenha gostado e ficamos à sua espera para uma visita para continuarmos a conversa!

Até lá, bons negócios!

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