Skip links

Nós já estamos na Indústria 4.0 e a sua empresa?

A indústria 4.0 é definida pela PwC “como a quarta revolução industrial, focada na digitalização de processos e integração de sistemas, aplicada à indústria tradicional, com os vários parceiros da cadeia de valor”. Ou seja, enquanto que a Indústria 3.0 se focava apenas na automatização individual das maquinas e dos processos, a indústria 4.0 foca-se na digitalização de todos os bens físicos. Isso significa que estamos perante uma época de transição em que as empresas estão a incluir as TICs, a automatização a as tecnologias de informação nos processos de produção e de manutenção dos seus recursos.

A quarta revolução industrial permitiu uma maior ligação entre o mundo físico e o mudo digital, havendo o máximo de aproveitamento do melhor dos dois mundos Através da digitalização de produtos e serviços, esses são melhorados, surgindo extensões dos mesmos ou até mesmo versões novas no mundo digital. Isso também acontece devido ao uso da internet das coisas (Iot), à inteligência artificial e devido ao Bigdata e ao Analytics, pois isso permite às empresas aceder a dados referentes ao seu público-alvo e desenvolver e/ou melhorar os seus produtos com base nas suas necessidades.

A partilha de dados em tempo real, facilita igualmente a logística dos processos de produção, pois para além de antecipar possíveis problemas permite igualmente adaptar o processo produtivo, havendo assim um aumento de produtividade. Isso significa que há uma desmaterialização e simplificação dos processos, logo uma redução dos custos de produção. A transformação digital de uma empresa, permite igualmente chegar mais rapidamente e com um custo menor ao seu público-alvo.

Estamos perante uma inovação a nível dos produtos e serviços, mas também de produção e de modelos de negócio, ou seja, estamos perante um novo paradigma empresarial que fará com que as empresas consigam elaborar estratégias digitais e ter acesso a softwares e outros sistemas sofisticados que permitem à empresa poupar imenso dinheiro.

Nós sabemos o que está a pensar: “Mas como é que eu aplico isto à minha empresa?”. Pois, pode começar pelas coisas mais simples, pare de usar papel e caneta e passe tudo para o digital, pois será mais fácil encontrar esses dados (irá poupar tempo), irá poupar o ambiente e dinheiro. Se não tiver nenhum software que permite automatizar parte do seu trabalho, ou organizar/aceder às informações, informe-se e pesquise, pois existem imensas soluções para o seu “problema”.

Caso queira saber o seu grau de conhecimento nesta matéria e por consequência a maturidade digital da sua indústria, preencha este questionário. Este diagnóstico foi desenvolvido pela IAPMEI e tem como objetivo:

  • Avaliar o estado de maturidade das empresas nacionais no âmbito da
  • indústria 4.0;
  • Efetuar um mapeamento do tecido empresarial português na adoção
  • dos conceitos i4.0;
  • Fornecer recomendações para aumentar o nível de maturidade i4.0.

Essa ferramenta tem também os seguintes benefícios para a sua empresa:

  • Conhecimento do seu estado de maturidade i4.0.
  • Obter um documento de reflexão (relatório do autodiagnóstico SHIFTo4.0) orientador do caminho a seguir.
  • Obter um roadmap com recomendações a implementar para aumentar o seu nível de maturidade (só aplicável na forma de diagnóstico assistido).

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou se estiver a pensar em adquirir algum software, entre em contacto connosco, pois possuímos diversas soluções personalizáveis e criamos igualmente softwares por encomenda.

Porque… O Seu Sucesso é a nossa Vitória,

A quarta revolução industrial permitiu uma maior ligação entre o mundo físico e o mudo digital.

Deixar um comentário:

Name*

Website

Comentar