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(Quase) tudo o que precisa de saber de Marketing Digital

Ainda está de férias? Ótimo!

Já de regresso ao trabalho? Também nós! E viemos recarregados de energia para o podermos ajudar a resolver alguns problemas e dinamizar o seu negócio. Tem um website ou uma loja online? Então, talvez este artigo possa ajudar!

No que diz respeito ao marketing digital, as empresas têm ao seu dispor variadíssimas formas de o desenvolver, que lhes permitem estabelecer relações de contacto mais facilmente com os seus clientes e potenciais clientes, sendo que algumas delas são consideradas ferramentas de marketing relacional bastante eficientes:

  • Otimização da presença e ranking em motores de busca (SEO/SEM);
  • Desenvolvimento de conteúdos de marketing digital (Content Marketing);
  • Colocação de anúncios oferta de empresas em sítios terceiros (Display Advertising);
  • Mobile

Numa primeira fase, a sua empresa deverá ser capaz de garantir que estas ferramentas se adaptem aos próprios recursos da empresa, desde a administração aos restantes departamentos. Em segundo lugar, é optar pelas estratégias que poderão ser mais vantajosas ou adequadas ao seu negócio.

A implementação de SEO (otimização de motores de busca) é crucial aquando do desenvolvimento de um novo website ou plataforma de e-commerce (B2B ou B2C). Essa otimização, centrada no desenvolvimento de palavras-chave específicas e oportunas, que remetam para o negócio da empresa, pretende obter leads qualificadas, permitindo um aumento do tráfego para o endereço web da empresa. Deve ser considerada uma importante vertente a desenvolver pela empresa, tendo em conta que uma boa localização nos motores de busca pode ser sinónimo de maiores volumes de vendas e de notoriedade. A implementação destas estratégias é tida como fundamental, uma vez que promove a participação da empresa no mundo da internet. As estratégias de SEO podem ser implementadas de duas formas distintas, permitindo à empresa obter os melhores resultados para a plataforma. Esta pode ser efetuada de duas formas distintas: através de alterações no próprio website (on-page), ou através de medidas externas ao conteúdo do site (off-page), permitindo, no entanto, melhores resultados para o mesmo quando pesquisado em motores de busca.

  • Possíveis alterações on-page
    • Análise de palavras-chave e conteúdo e backlinks
    • Otimização de conteúdo rico em palavras-chave
    • Análise da usabilidade do website ou plataforma

 

  • Possíveis alterações off-page
    • Link-building;
    • Introdução em diretórios empresariais (Google, Yahoo, Bing…);
    • Monitorizar referências sobre a empresa na internet;
    • Dinamizar a presença da empresa nas redes sociais.

 

Simultaneamente com o SEO, o SEA (Search Engine Advertising) permite, com um misto de investigação e a criatividade, tornar mais eficiente todos os processos internos. O SEA significa publicidade nos motores de pesquisa; publicação de anúncios nos resultados dos motores de pesquisa ou outros sites através de métodos como CPC (custo por clique); e, sistema de leilões para disponibilização dos anúncios nos motores de pesquisa. Apresenta vantagens interessantes para a criação do tráfego para a plataforma uma vez que se consegue obter um bom ranking através da otimização de textos e ofertas, um maior controlo das medidas de publicidade com um sucesso calculável com múltiplas possibilidades de targeting e retargeting bem como de remarketing, criação de brand awareness. Em termos de anúncios online a criação de campanhas em Google Ads e Facebook Ads pode aumentar, significativamente, o tráfego do website e aumentar a notoriedade da empresa. Para tal pode ser desenvolvida uma landing page para a plataforma da empresa. A landing page é utilizada quando se pretende desviar a atenção do cliente para determinado produto. Os visitantes são direcionados para a landing page através das já referidas campanhas nos motores de busca (SEO, SEA e Display Advertising), nas redes sociais ou através do e-mail marketing. Sendo esta uma página simples, sem menu de navegação e com informação incompleta, tem como objetivo provocar no visitante a necessidade de saber mais, deixando os seus dados. O conteúdo é pensado ao detalhe – textos curtos, mas incisivos, e um aspeto gráfico que causa impacto.

Por hoje ficamos por aqui, mas voltaremos brevemente com a continuação do nosso artigo!

Esperamos que tenha gostado e ficamos à sua espera para uma visita para continuarmos a conversa!

 

Até lá, bons negócios!

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