Olá, olá! Deixe-nos adivinhar: quer aumentar as vendas e precisa de saber tudo sobre Marketing Digital? Nós acreditamos que já está no caminho certo!
Às vezes procurarmos a informação quando ainda estamos de férias. É o seu caso? Ótimo! Se, porventura já está de regresso ao trabalho, não se sinta sozinho(a), também nós! E viemos recarregados de energia para o(a) podermos ajudar a resolver alguns problemas e dinamizar o seu negócio. Tem um website ou uma loja online? Então, talvez este artigo possa ajudar! Se procura a criação de sites e lojas online podemos também ajudá-los, basta buzinar!
Algumas ferramentas de Marketing Digital
No que diz respeito ao marketing digital, as empresas têm ao seu dispor variadíssimas formas de o desenvolver e que lhes permitem estabelecer relações de contacto mais facilmente com os seus clientes e potenciais clientes. E boa verdade, algumas delas são consideradas ferramentas de marketing relacional bastante eficientes, como por exemplo:
- Otimização da presença e ranking em motores de busca (SEO/SEM);
- Desenvolvimento de conteúdos de marketing digital (Content Marketing);
- Colocação de anúncios oferta de empresas em sítios terceiros (Display Advertising);
- Mobile marketing.
Numa primeira fase, a sua empresa deverá ser capaz de garantir que estas ferramentas se adaptem aos próprios recursos da empresa. Em segundo lugar, é optar pelas estratégias que poderão ser mais vantajosas ou adequadas ao seu negócio.
SEO – Otimização dos Motores de Busca
A implementação de SEO (otimização de motores de busca) é crucial aquando do desenvolvimento de um novo website ou plataforma de e-commerce (B2B ou B2C). Essa otimização, centrada no desenvolvimento de palavras-chave específicas e oportunas, que remetam para o negócio da empresa, pretende obter leads qualificadas, permitindo um aumento do tráfego para o endereço web da empresa.
Deve ser considerada uma importante vertente a desenvolver pela empresa, tendo em conta que uma boa localização nos motores de busca pode ser sinónimo de maiores volumes de vendas e de notoriedade.
Sem dúvida que a implementação destas estratégias é tida como fundamental, uma vez que promove a participação da empresa no mundo da internet. Por certo, as estratégias de SEO podem ser implementadas de duas formas distintas, permitindo à empresa obter os melhores resultados para a plataforma. Esta pode ser efetuada de duas formas distintas: através de alterações no próprio website (on-page), ou através de medidas externas ao conteúdo do site (off-page), permitindo, no entanto, melhores resultados para o mesmo quando pesquisado em motores de busca.
- Possíveis alterações on-page
- Análise de palavras-chave e conteúdo e backlinks
- Otimização de conteúdo rico em palavras-chave
- Análise da usabilidade do website ou plataforma
- Possíveis alterações off-page
- Link-building;
- Introdução em diretórios empresariais (Google, Yahoo, Bing…);
- Monitorizar referências sobre a empresa na internet;
- Dinamizar a presença da empresa nas redes sociais.
SEA – Search Engine Advertising
Simultaneamente com o SEO, o SEA (Search Engine Advertising) permite, com um misto de investigação e a criatividade, tornar mais eficiente todos os processos internos.
O SEA significa publicidade nos motores de pesquisa; publicação de anúncios nos resultados dos motores de pesquisa ou outros sites através de métodos como CPC (custo por clique); e, sistema de leilões para disponibilização dos anúncios nos motores de pesquisa.
Sem dúvida que apresenta vantagens interessantes para a criação do tráfego para a plataforma uma vez que se consegue obter um bom ranking através da otimização de textos e ofertas. Para além disso, consegue um maior controlo das medidas de publicidade com um sucesso calculável com múltiplas possibilidades de targeting e retargeting bem como de remarketing, criação de brand awareness.
Em termos de anúncios online a criação de campanhas em Google Ads e Facebook Ads pode aumentar, significativamente, o tráfego do website e aumentar a notoriedade da empresa.
Afinal, de que está à espera? Por aqui, aguardamos a sua visita para continuarmos a conversa!
Até lá, bons negócios!