Olá olá! Está a pensar desenvolver um software web à medida do seu negócio? Então, conheça alguns dos requisitos obrigatórios que deverá ter em mente antes de o colocar ao serviço dos seus colaboradores.
Quando pensamos em desenvolver um software personalizado julgamos que o processo fica terminado quando parece que tudo funciona. Mas a fase de testes de software é deveras relevante e pode-se mostrar muito compensatória quando corretamente realizada.
Mas, em primeiro lugar: o que é um teste de software?
Um teste de software faz parte da última fase do processo de conceção, desenvolvimento e implementação do programa. Em alguns casos pode ser feito pelos programadores que o idealizaram ou pode mesmo ser feito por outros profissionais especializados na área.
Este procedimento tem como principal objetivo prever e corrigir falhas e bugs que apareceriam na versão final. A principal vantagem desta fase é evitar instabilidades ou problemas futuros revelando-se determinante e decisiva para o bom sucesso do sistema. Para evitar essas surpresas desagradáveis deve, então, solicitar que seja realizado um conjunto de testes para verificar o correto funcionamento do software.
Tipo de testes
Teste de funcionalidade de um software
O teste de funcionalidade de um software personalizado deverá incluir vários parâmetros como por exemplo: a interface do utilizador, API, banco de dados, segurança, funcionalidades e teste ao servidor.
Este teste poderá ser muito útil pois permite que o programador execute testes manuais e automáticos. Dessa forma, todos os links de saída, internos, de âncora, de Mailto e formulários são confirmados. Um bom exemplo será o de verificar a questão dos campos obrigatórios com a respetiva mensagem de erro e o preenchimento dos valores padrão.
Finalmente, salientamos o teste html e CSS para garantir que os motores de busca possam rastrear o software, verificando erros de sintaxe, seguindo os padrões como o W3C.
Teste de usabilidade
O teste de usabilidade é parte imprescindível de qualquer projeto desenvolvido na web.
O programador deverá testar a navegação do software, verificando todos os menus, botões ou links para as diferentes áreas. Deverá existir um particular cuidado nos conteúdos, sendo bem legível, sem erros ortográficos ou gramaticais. Todas as imagens presentes devem conter um atributo “alt”ou por outras palavras um texto alternativo caso não seja carregada a imagem.
Teste de interface
Devem ser testadas 3 áreas específicas: software, servidor web e base de dados.
Deverá ser confirmado que, no software, as solicitações são enviadas corretamente para o banco de dados e os resultados sejam apresentados de forma correta, caso existam erros deverão ser identificados e corrigidos.
Ao nível da base de dados, devemos confirmar que as consultas enviadas forneçam os resultados esperados.
Ficou curioso? Quer conhecer outros requisitos obrigatórios nos software web?
No próximo artigo falaremos sobre outros testes que também são requisitos obrigatórios no desenvolvimento de qualquer software web personalizado. São eles, por exemplo: testes de base de dados, compatibilidade, de desempenho, de segurança e de cumprimento de WCAG. Certamente que não o vai querer perder.
Mas, se entretanto quiser continuar a conversar connosco? Buzine!