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7 cuidados a ter nas compras online

Compras Online – a realidade cada vez mais atual

Hoje celebra-se o Dia de Compras na Net! A data foi criada pela ACEPI (Associação da Economia Digital) e tem como objetivo promover, durante 24 horas, o comércio eletrónico em Portugal. A data comemora-se habitualmente em outubro, no dia 25, mas a data é por vezes alterada. Dessa forma decidimos trazer-lhe algumas dicas para quando realizar as suas compras online.

Shopping Online

7 dicas a ter em atenção quando compra online

1. Informe-se sobre a empresa

Quando compra online não “vê” quem está do outro lado a vender e por isso precisa de ter algum cuidado. As plataformas de e-commerce têm que ter, obrigatoriamente, a identificação da entidade comercializadora, com a respetiva denominação social, endereço físico, número de telefone e email. É uma forma de garantir que tem onde e como reclamar se algo não correr bem. Pode encontrar essas informações, normalmente, no footer (no menu inferior da página) ou então na Política de Privacidade.

2. Procure outras empresas

É normal que quando necessita de comprar algo analise várias lojas e compare preços. Aquilo que se passa no comércio tradicional deverá ser uma prática, também, no digital. Precisa de estar atento a descidas repentinas de preços e mega promoções e verificar se não existem encargos extra!

3. Confirme se a página é segura

Já ouviu falar de phishing? Trata-se de uma atividade criminosa em que tentam obter os seus dados pessoais, nomeadamente códigos bancários para fazer transações por si. Para evitar isso, deve ter em atenção as medidas de privacidade e segurança do site para garantir que os seus dados não são partilháveis. Um sinal de que a loja online é segura é se o endereço começar por https em vez de http, ou então ter um pequeno cadeado no início do URL.

4. Verifique se está a pagar mais

Durante o checkout verifique se há despesas adicionais, como taxas ou custos de envio, assim como os prazos de entrega ou de execução dos serviços adquiridos. Por exemplo, numa compra efetuada dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas o mesmo já não deverá acontecer quando se tratarem de aquisições realizadas noutros países, como os EUA ou China.

5. Escolha uma forma segura de pagar

Nas compras online um dos cuidados a ter é escolher a forma de pagamento. A Deco considera mais seguro pagar por referência multibanco ou contraentrega. Em qualquer dos casos não está a partilhar os seus dados com ninguém e contraentrega tem a oportunidade de verificar se o que recebeu é o que pretendia.
Se tiver que pagar com cartão online, não dê mais informação do que a estritamente necessária para fazer a transação e verifique se todos os custos associados e portes de envio estão refletidos no preço publicitado.

6. Guarde os comprovativos

Nas compras online não há talões ou recibos físicos. No entanto, é imprescindível guardar todos os comprovativos da transação caso ocorram atrasos na entrega ou o produto não venha em condições e tenha que reclamar. Arquive a fatura eletrónica e os emails ou mensagens que trocou com a plataforma. Mesmo comprados em lojas online, os produtos novos têm garantia de dois anos, por isso convém ter um comprovativo da compra se precisar de contactar o fornecedor.

7. Devoluções e Reembolsos

A maioria das lojas online facilita as devoluções, desde que os produtos se encontrem nas condições pretendidas, tendo apenas o cliente que pagar portes adicionais. No entanto, há casos em que nem tudo pode ser devolvido e nem todos os reembolsos são possíveis. Para evitar dissabores leia a Política de Devoluções que deverá aparecer no footer da plataforma online.

E se entretanto tiver alguma dúvida, por favor: buzine!