Estratégia de Marketing Digital em 4 passos
Antes de mais é preciso esclarecer: não há uma receita secreta e infalível para elaborar uma estratégia de Marketing Digital! No entanto, existem passos que são essenciais para estruturar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades da sua empresa.
1. Conheça o seu público – A sua persona:
Em primeiro lugar, conheça a sua persona. A persona é uma representação fictícia do seu cliente. Mais do que identificar o seu público demograficamente (género, idade, localização), é necessário compreender os seus interesses, os seus gostos e lifestyle. Estas características, sem dúvida, são fundamentais para garantir que a sua marca comunica eficazmente com o seu público.
2. Escolha os canais digitais certos
Acima de tudo tem que escolher os canais certos para comunicar com o seu público no digital. Conhece os canais que tem à sua disposição? Atualmente as possibilidades são inúmeras, conheça algumas só para exemplificar:
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- Website;
- Loja Online;
- Redes Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter, TikTok, Whatsapp;
- Blog;
- E-mail Marketing;
- Marketplaces;
Ainda assim, tem dificuldades em escolher os canais certos? Além disso, antes de tomar uma decisão mais concreta deverá analisar a sua concorrência e conhecer o comportamento do seu público no contexto digital. É fundamental conhecer o seu mercado e as tendências digitais do seu setor. Saber o que as outras empresas estão a fazer ajuda-o(a) a perceber como pode melhorar o seu posicionamento e forma de comunicação.
3. Defina objetivos e faça um planeamento
Em terceiro lugar, e para uma estratégia de Marketing Digital ser eficaz, é importante definir objetivos específicos. Estes objetivos irão orientar as suas atividades para resultados positivos. Entre eles, poderão ser, por exemplo:
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- Aumentar volume vendas;
- Conquistar novos clientes;
- Gerar maior interação com o seu público;
- Fidelizar clientes;
- Aumentar reconhecimento da marca.
Após definir os objetivos que pretende atingir, é fundamental planear as ações que o levarão aos resultados que pretende. Atenção, estes objetivos terão que ser mensuráveis (ou seja, aumentar o volume de vendas do produto X em 10%). Na realidade, só com objetivos claros e mensuráveis é que poderá perceber se os atingiu.
4. Monitorize os resultados
Naturalmente, é essencial que acompanhe os resultados alcançados. Isto implica analisar números, como por exemplo:
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- Website: nº de visitas, tempo gasto em média no website, páginas com mais acessos, origem das visitas, horas com maior tráfego, tráfego orgânico vs tráfego pago.
- Loja online: produtos mais vendidos, produtos mais visitados, horário com maior registo de vendas.
- Redes sociais: nº de seguidores, nº de gostos, taxa de engagement, mensagens; publicações com maior alcance, publicações com maior interação, publicações mais partilhadas, entre outras.
- Blog: partilhas, comentários, artigos mais visitados, entre outros.
- E-mail Marketing: taxa de entrega, taxa de abertura (open rate), cliques na mensagem (CTOR) e taxa de rejeição.
Acima de tudo, seja crítico! Acompanhe frequentemente o resultado das suas ações de modo a ajustar a sua estratégia consoante os objetivos definidos inicialmente. E atenção: a sua estratégia não acaba quando atinge os objetivos, pelo contrário! Será altura de definir novas metas e continuar a trabalhar para o sucesso da sua empresa no digital!
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