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4 passos obrigatórios para a sua estratégia de Marketing Digital

4 passos obrigatórios para a sua estratégia de Marketing Digital

Não há uma receita secreta e infalível para elaborar uma estratégia de Marketing Digital, no entanto, existem passos que são essenciais para estruturar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades da sua empresa.

  1. Conheça o seu público – A sua persona:
    A persona é uma representação fictícia do seu cliente. Mais do que identificar o seu público demograficamente (género, idade, localização), é necessário compreender os seus interesses, os seus gostos e lifestyle. Estas características são fundamentais para garantir que sua marca comunica eficazmente com os seu público.
  2. Escolha os canais digitais certos
    Como comunica com o seu público no digital? Conhece os canais que tem à sua disposição?Atualmente as possibilidades são inúmeras, conheça algumas:

    – Website;

    – Loja Online;

    – Redes Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter, TikTok;

    – Blog;

    – E-mail Marketing;

    – Marketplaces;

    Tem dificuldades em escolher os canais certos? Antes de tomar uma decisão deverá analisar a sua concorrência e conhecer o comportamento do seu público no contexto digital. É fundamental conhecer o seu mercado e as tendências digitais do seu setor.

  3. Defina objetivos e faça um planeamento
    Para uma estratégia de Marketing Digital eficaz é importante definir objetivos específicos, de modo a orientar as suas atividades para resultados positivos.
    Estes objetivos poderão ser:

    – Aumentar volume vendas;

    – Conquistar novos clientes;

    – Gerar maior interação com o seu público;

    – Fidelizar clientes;

    – Aumentar reconhecimento da marca;

    Após definir os objetivos que pretende atingir, é fundamental planear as ações que o levarão aos resultados que pretende.

  4. Monitorize os resultadosNaturalmente, é essencial que acompanhe os resultados alcançados. Isto implica analisar números, como:
    • Website: nº de visitas, tempo gasto em média no website, páginas com mais acessos, origem das visitas, horas com maior tráfego, tráfego orgânico vs tráfego pago.
    • Loja online: produtos mais vendidos, produtos mais visitados, horário com maior registo de vendas.
    • Redes sociais: nº de seguidores, nº de gostos, taxa de engagement, mensagens; publicações com maior alcance, publicações com maior interação, publicações mais partilhadas, entre outras.
    • Blog: partilhas, comentários, artigos mais visitados, entre outros.
    • E-mail Marketing: taxa de entrega, taxa de abertura (open rate), cliques na mensagem (CTOR) e taxa de rejeição.

Seja crítico! Acompanhe frequentemente o resultado das suas ações de modo a ajustar a sua estratégia consoante os objetivos definidos inicialmente. E atenção, a sua estratégia não acaba quando atinge os objetivos, pelo contrário! Será altura de definir novas metas e continuar a trabalhar para o sucesso da sua empresa no digital!

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