fbpx
Skip links

Software personalizado vs software standard

Valerá a pena investir num software à medida?

Olá, olá! Com certeza já se deverão ter perguntado se valerá a pena investir num software personalizado? Pensa que os custos são altos? Então, talvez este artigo o(a) possa esclarecer.

A escolha por um software personalizado é muitas vezes a procura por uma ferramenta que solucione alguns dos problemas de uma organização. Mas, apesar de muitas empresas pertencerem aos mesmos setores de atividade, alguns dos problemas não são iguais. Isto é, apesar de existirem problemas semelhantes entre organizações, cada uma delas é única e funciona de forma distinta! Para além disso, as suas necessidades em relação a colaboradores, clientes e produtos ou serviços são também diferentes.

Então, se todas as empresas têm as suas particularidades porque deverão optar por uma solução igual?

O que é o software personalizado exatamente?

O software personalizado é feito à medida de cada cliente, de cada empresa ou organização. Responde aos problemas de uma forma mais eficaz que os softwares standard uma vez que é pensado consigo, para a sua realidade.

Para além disso, o objetivo principal é potencializar os procedimentos internos, aumentar a produtividade e reduzir os custos desnecessários. As soluções no mercado são muitas e variadas. Mas, em boa verdade, acha mesmo que encontra um fato que lhe assente na perfeição sem tirar as medidas? E será mesmo essa a cor que pretende?

As empresas que desenvolvem softwares standard baseiam-se numa ideia comum e genérica que na teoria possa ser vagamente adotada por qualquer negócio de um nicho específico. Mas na prática, isso não costuma acontecer. Então, de que vale ter um software que não é utilizado por grande parte dos seus colaboradores ou que não atinge a sua potencialidade máxima?

Os custos de um software à medida

Existe uma ideia generalizada que o software standard é mais barato que o personalizado. Contudo, uma solução que não responde a todas as suas necessidades, mais cedo ou mais tarde vai custar-lhe tempo. E tempo é dinheiro.

Só para exemplificar vamos analisar a formação necessária para o software standard. Com uma solução padrão o que acontece é que os colaboradores terão que ter uma formação específica que explique as mudanças nas rotinas que serão causadas pelo novo software. Por outro lado, com um software feito à medida, que respeita os processos desenvolvidos e otimizados da organização, essa formação será vista, a longo prazo, como lucro.

Transformação digital iminente

Certamente que todos concordamos que a transformação digital está iminente em todos os setores de atividade acelerada pela conjuntura pandémica em que nos encontramos. A procura por soluções que ajudem no processo de automatização e desmaterialização já começou há algum tempo. O que significa que alguns dos seus concorrentes já estão na corrida. Não se deixe ficar para trás!

Venha conversar connosco e esclarecemos todas as suas dúvidas!

continuar a conversar